
Quando se trata de cuidar da nossa saúde, muitas vezes esquecemos um dos órgãos mais importantes do corpo – o fígado. No entanto, o fígado é responsável por funções importantes, como a produção de bile que estimula a digestão, e até mesmo governa o metabolismo da gordura. Felizmente, uma nova pesquisa mostra que comer uma dieta rica em proteínas pode ajudar a nutrir nosso fígado, evitar doenças e cuidar melhor de nossa saúde geral.
Um estudo publicado na revista Liver International demonstrou como uma dieta rica em proteínas pode ajudar a proteger contra o fígado gorduroso, uma condição em que a gordura se acumula e não pode ser eliminada pelo fígado.
O excesso de gordura no fígado pode causar inflamação e cicatrizes, que podem, na pior das hipóteses, causar doenças como doença hepática gordurosa não alcoólica, insuficiência hepática, doença cardíaca, doença renal e diabetes tipo 2. Sem mencionar que quando o fígado está sobrecarregado com muita gordura, sua capacidade de desintoxicar é reduzida e os subprodutos tóxicos são liberados de volta na corrente sanguínea. Isso pode causar uma série de outros problemas, incluindo fadiga, mau funcionamento cognitivo e até ganho de peso.
Para o novo estudo, os pesquisadores objetivaram determinar se uma dieta rica em proteínas poderia influenciar a quantidade de gordura armazenada no fígado. Eles recrutaram 19 obesos com doença hepática gordurosa não alcoólica e os dividiram em dois grupos: um que faria uma dieta com alto teor de proteína e outro que faria uma dieta com baixo teor de proteína por um total de três semanas. Após o período de dieta, todos os indivíduos foram submetidos a cirurgia bariátrica para tratar sua obesidade, durante a qual amostras de fígado foram coletadas.
Depois de estudar as amostras, os pesquisadores descobriram que aqueles que seguiram a dieta hipocalórica e rica em proteínas diminuíram a quantidade de gordura em seus fígados em incríveis 40%! Enquanto isso, o grupo que ingeriu a dieta com baixo teor de proteína não experimentou nenhuma diminuição na quantidade de gordura em seus fígados. Essa é uma grande diferença!
Felizmente, adicionar mais proteína à dieta é relativamente fácil. Apenas dê preferência a alimentos como aves e peixes magros, ovos, laticínios como leite e iogurte (especialmente iogurte grego), nozes e manteigas de nozes e Feijão e legumes. Para combater o fígado gordo, também foi recomendado que você corte os alimentos fritos, alimentos que contenham muito óleo ou gordura saturada e açúcares refinados e carboidratos.
Vamos fazer boas escolhas para a sua saúde!
Por Ashley Lall
Tradução livre de: https://www.firstforwomen.com/posts/health/high-protein-diet-fatty-liver-study